quarta-feira, 1 de abril de 2009

Penhasco...


Sem nada de especial para comentar a não ser, cuidado...

3 comentários:

Pedro Mendonça disse...

Mariano tava a ver as tuas fotos em que utilizaste este filtro, nesta foto em que se vê a agua, não achas que ficava mais fixe se tivesses um filtro de densidade neutra (ND4 ou ND8) para diminuir a luz e puderes aumentar o tempo de exposição com o objecto de "apagar as ondas", depois diz-me se concordas cmg. ;) abraço
P.s ando com as pancadas dos filtros e os seus resultados, mas nao tenho nenhum...

Pedro Mendonça disse...

http://www.youtube.com/watch?v=DrtJ4d7rg3s
Resumido a mensagem anterior...loool

Mariano Silva disse...

Concordo plenamente com a tua opinião, no entanto nesta fotografia foi utilizado um filtro de densidade neutra em gradiente ND4. Para se obter o efeito de nevoeiro haveria duas soluções, ou utilizar um ND superior (que não disponho) ou aguardar por uma luminosidade menos intensa (não me atrevi a esperar pois estava um frio de rachar). De facto a adopção de uma destas soluções transmitiria à fotografia um impacto muito maior. Para ambas as soluções seria indispensável a utilização de um tripé sem o qual é impossível obter uma fotografia nítida para tempos de exposição grandes.
Como não tinha um filtro superior, não tinha tempo e não tinha tripé, não tive alternativa senão congelar a fotografia, isto é, utilizei uma abertura suficientemente pequena sem que no entanto colocasse em causa a estabilidade da imagem devido ao tempo de abertura do obturador.