domingo, 26 de abril de 2009

Hidden sun...


Apesar de oculto, o nosso Astro Rei não deixa de nos brindar com fabulosos espectáculos. Estava a colocar on line esta fotografia e lembrei-me que seria um bom motivo para aqui abordar um assunto interessante. Há quem se pergunte como será possível aos cientistas saberem de que elementos é constituído o nosso Sol e muitas outras estrelas, pois bem, tal é possível recorrendo a uma técnica chamada espectrografia.
Esta técnica consiste em fazer a refracção da luz obtendo assim o espectro de luz da fonte emissora. Cada elemento que constitui a matéria combustível das estrelas emite uma faixa negra num específico comprimento de onda próprio de cada elemento, como se de uma impressão digital se tratasse, pessoal e intransmissível.
Foi desta forma que foi descoberto um gás nobre existente na Terra mas desconhecido até então, fruto da descoberta ter origem na refracção da luz do sol, deu-se-lhe o nome de Helium, em honra do deus grego do sol Helios. Só mais tarde este gás foi descoberto no nosso planeta.
P.S. - É o gás que faz a voz fina...

1 comentário:

Pedro Mendonça disse...

Escusado será dizer que adoro este tipo de fotos...espetacular...