domingo, 16 de novembro de 2008

Cova do Vapor

Esta tarde deliciei-me ao percorrer as ruelas desta pequena aldeia piscatória, onde ao seu lado, as águas do Tejo se juntam com as do imenso Atlântico. Em amena cavaqueira com os locais que me observavam curiosos fiquei a saber que, no final deste mês de Novembro, vai ser palco das gravações de um filme sobre narcotráfico intitulado "América".
Só depois desta conversa percebi o porquê dos comentários à minha passagem: - "Olha, deve ser por causa do filme, já andam a tirar fotografias...", tratei de satisfazer a curiosidade dos populares: - "Boa tarde, não minha senhora, sou apenas um curioso por estas bandas..."

Por entre estas estreitas avenidas, onde o tempo teima em se esquecer de avançar, aprendi a origem do nome "Cova do Vapor" conforme contado por uma senhora muito simpática, habitante local de há longa data. Há umas decadas atrás, a ligação fluvial entre Belém e margem sul fazia-se ali, o barco que tanta gente transportou entre margens chamava-se "Cova do Vapor" e assim começou a ser conhecida esta linda aldeia piscatória.












1 comentário:

Pedro Mendonça disse...

Adoro as cores...belo spot para fotos...Abraço