sábado, 11 de julho de 2009

Cruzeiro


Ainda não consegui descobrir a razão da existência deste cruzeiro neste local isolado.

My Lonely Destiny...


... olhando o por do sol de hoje... mais um dia!

Em alternativa...


Hoje de manhã fui dar um passeio pelo Cabo Espichel, cheguei ao mesmo tempo do que uma comitiva de convidados de um casamento que ali se iria realizar, por momentos tive a tentação de fotografar a noiva a entrar na igreja mas reflecti um pouco... não tinha o direito de fotografar um evento para o qual não tinha sido convidado.
Fiz-me ao caminho. Ali perto, ao redor da estrada, estavam enormes fardos de palha, procurei o enquadramento de que mais gostei e aqui está!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Passing By...


Há coisas que nunca mudam, desde criança que me recordo da publicidade nas praias puxada por pequenas aeronaves. Ao piloto deverá servir de consolação o prazer de voar ao contemplar toda aquela gente na areia a saborear um belo dia de praia.

domingo, 5 de julho de 2009

No regresso a casa...


Hoje, de regresso a casa, decidi parar em Palmela para capturar este cenário cheio de dramatismo, daqui são visíveis o Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril e o Palácio da Pena em Sintra, envoltos num contraste de laranjas e vermelhos típicos desta altura do ano.
Este fim de tarde teve uma particularidade interessante, a luz que aqui chegou teve de percorrer a máxima distância entre a órbita terrestre e o Sol, aproximadamente 152.901.174 km. Ontem, dia, 4 de Julho (Afélio), o tamanho aparente do Sol foi o menor do ano, cerca de 3% inferior ao seu máximo que ocorreu no dia 4 de Janeiro (Periélio).
Apesar de neste momento o nosso planeta viajar por este confim do universo mais afastado do Sol, não nos impede de saborear o verão no hemisfério norte, pois, a contribuição da variação entre a máxima e a mínima distancia do Sol à Terra é insignificante na influência das estações do ano, para tal, a inclinação do eixo terrestre é preponderante.