quinta-feira, 20 de março de 2008

"Baía do Seixal" - Bote-de-Fragata



Baía do Seixal, outrora um principais estaleiros de contrução naval, foi nos estaleiros desta baía que foram contruídas as caravelas que rumaram aomoriente na expedição que abriu o caminho marítimo para a Índia comandada por Vasco da Gama. As águas destas paragens deram origem a dois tipos de embarções: o Varino e Bote-de-fragata, cujas réplicas se encontram acostadas nestas águas forçando, a quem passa, a não caírem no esquecimento.

Por de trás das nuvens.


Fonte da Telha



Fonte da Telha, paria sobejamente conhecida pelos os habitantes da margem sul (há quem lhe chame a margem errada do rio mas não compartilho essa opinião...), na baixa-mar proporciona um extenso areal, alí ficam retidas águas que na sua reduzida espessura criam uma lamina que mais se assemelha a um espelho refelectindo tudo o que o se atravessa no horizonte.

Companheiros...



Companheiros inseparáveis de brincadeiras sem fim, um, o mais peludo, entrerra o focinho na areia na esperança de encontrar algo digno de interesse canino, enquanto o outro, contempla os raios de sol que se fundem nas águas ao largo junto a uma embarcação de pesca.

Apenas milhares...


Raios no Horizonte


terça-feira, 18 de março de 2008

Voo Planado


Apenas com um simples voo planado esta gaivota acompanhou o ferry-boat na travessia do estuário do Sado a escassos metros dos olhares dos passageiros maravilhados (eu...).

As asas das aves são como as dos aviões... será mais correcto o contrário, pois a invenção do voo foi fruto da natureza, o ar desloca-se mais rapidamente pela superfície superior do que pela superfície oposta gerando assim um diferencial de pressão a que se dá o nome de sustentação.

Todas as asas têm uma velocidade própria, isto é, a velocidade máxima a que esta se pode deslocar sem a intervenção de uma acção externa, permitindo às aves, na presença de vento constante e uniforme em direcção, manter um voo planado acompanhando as embarções nas suas rotinas diárias sem efectuar um simples bater de asas.


Arte Urbana: A Crença e a Rebelia



Baía do Seixal







sábado, 8 de março de 2008

Matraquilhos


Famoso jogo popular divulgado por todo o mundo, foi idealizado por um espanhol de seu nome Alexandre Finesterre que, ferido durante a Guerra Civil espanhola em 1936, no hospital, inspirou-se no ténis-de-mesa para proporcionar a muitas das crianças, que foram feridas durante a guerra e impossibilitadas de voltar a jogar, as emoções que envolvem as disputas dos jogos de futebol no relvado embora limitadas às possíveis numa mesa. Geralmente os bonecos envergam as camisolas dos clubes mais emblemáticos para tornar o jogo mais emocionante.

(A fotografia não é da minha autoria, o autor possui aqueles olhos da fotografia abaixo que tantas alegrias me dá!)

A Preto & Banco



quarta-feira, 5 de março de 2008

Cristo Rei


Este magnífico monumento de 40.000 toneladas de peso tem uma envergadura entre dedos de 28m, a face com 4,05m de altura tem o olhar dirigido a Lisboa como que a abençoar a capital de um país de maioria católica. A imponente imagem de Jesus Cristo tem um total de 28 metros de altura, distando 223,6m desde o topo ao nível médio das águas do Rio Tejo . Esta esplendorosa obra teve a autoria do Arq. António Lino e as obras estiveram a cargo do Eng. D. Francisco de Mello e Castro. A sua construção iniciou em 18 de Dezembro de 1950 e foi inaugurado a 17 de Maio de 1959.


Deixam-me entrar!!!


Panda, "O Cão" (nome artístico), numa tentativa desesperada para se infiltar em terrenos alheios...

Chuva, poucas fotos...




Pequenos detalhes...










Mata dos Medos - Arríba Fóssil




Retalhos de Akústica